segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

Como saber se o site é confiável?

Uma das propostas aqui era ajudar as pessoas a discernir e conhecer melhor os conteúdos que adquirimos na internet.

Hoje todas as pessoas podem criar blogs, escrever conteúdos, vender produtos, isto é incrível, mas também existe o outro lado, assim como você vai encontrar muita coisa boa, também poderá encontrar coisas que não são interessantes e nem verdadeiras, por isso decidi escrever um post para te ajudar a conhecer melhor o que você consome diariamente neste mundo digital extraordinário.


REPUTAÇÃO 


Vou dividir em duas categorias, os sites que te oferecem algo (TIPO1), e os sites/blogs que parecem não te oferecer nada (TIPO 2).



TIPO 1 - neste caso é mais óbvio o que o site esta te oferecendo, você vai encontrar nomes conhecidos como Americanas.com, Submarino, e também vai encontrar sites como "OPevendas" que você não ouviu falar, o primeiro passo é verificar um site muito conhecido: Reclame Aqui, digite no Reclame Aqui o nome do site que você deseja comprar, ali você vai encontrar as reclamações do site (se existirem). Veja, nem sempre o fato de um site aparecer no reclame aqui significa que ele é ruim. Existem alguns casos que as pessoas reclamam por motivos não tão significativos.


TIPO 2 - Este caso é mais difícil analisar, porque em muitos casos vem em formato de depoimento, ou de divulgação mas como recomendação. Geralmente estes sites  são os mais completos e você vai encontrar diversos honestos, para que você tenha um parâmetro duvide de sites que nunca falam mal de nada, não criticam nada, estes podem realmente não estar sendo honestos com o que eles realmente recomendam.
Os que tem um contraponto, algumas coisas recomendam outras não, tendem estar sendo mais realistas.

VISUAL 


Você pode não ser um especialista em design, mas preste atenção em sites com design mais rebuscado, completos e bonitos, empresas que investem em design também são mais confiáveis na maioria das vezes, e isto vale para o TIPO 1 e TIPO 2.


PÁGINAS COMPLEMENTARES 


Procure nos sites que você visita páginas como Contato, Sobre Nós, Politica de Privacidade, leia o conteúdo e verifique se é original, se faz sentido e se tudo funciona. A preocupação em deixar você tranquilo, seguro e fornecer todas as informações que você possa precisar tem tudo a ver com prestar serviços e vender produtos seguros.

Bom, não quero que o post fique tão longo, por isso estes são os principais pontos que você pode analisar para ter certeza que o site é confiável.
Se tiver mais coisas que você analisa pode colocar nos comentários para contribuir ok?


Nenhum comentário:

Postar um comentário